Dos constantes recomeços

Todo fim e início de ano é a mesma coisa: nos despedimos do ano que passou e torcemos para que o ano novo seja bom. Há um tempo, eu fazia uma lista de coisas boas que aconteceram no ano que acabava, para eu me lembrar e para que elas continuassem acontecendo. Escrevia também uma lista de coisas ruins, de modo que não repetisse os mesmos erros. E, claro, elaborava a famigerada lista "Metas de Ano Novo".  

Mas não faço mais isso. Por quê? 

Pois isso nunca me levou adiante. Os anos se passavam e nada mudava. Coisas boas aconteciam, coisas ruins continuavam acontecendo e as minhas metas nunca eram alcançadas. Talvez a culpa fosse minha. Estabelecia metas muito além da minha capacidade e não me esforçava minimamente para alcançá-las. Iniciavam o ano no papel e ali ficavam até o próximo dia 31.12, quando eu escreveria novas metas, sem ligar para as que não foram atingidas. 

Porém, antes de pensar que eu sou a indisciplinada que desistiu de suas metas, entenda que eu percebi que aquilo não era importante. Não fazia sentido eu estipular metas e mais metas, sem nem saber o que aconteceria durante o ano. O que eu fiz foi mudar a perspectiva. 

Nós, seres humanos, temos a terrível mania de achar que podemos controlar tudo e todos. Queremos que tudo aconteça de acordo com a nossa vontade e no nosso tempo. Eis aqui uma grande novidade, caso você ainda não tenha descoberto isso com a vida: nós não controlamos nada. É uma grande e gorda ilusão acreditar que podemos dominar algo. 

Vai dizer que você nunca experimentou isso? Estava indo tudo muito bem no seu emprego quando, de repente, você é demitido. Onde está o seu controle? Tudo indo às mil maravilhas no namoro e, quando nada parecia poder dar errado, você descobre que sua vocação é outra. Onde está o seu controle? 

É assim que você percebe que existe Alguém controlando tudo. Aquele que sabe até quantos fios de cabelo temos (Lc 12,7). Deus tem um plano para nós e sabe o que é melhor para nossas vidas. afinal, quem melhor que nosso Criador para saber o que é melhor ou pior para nossas vidas? Ele nos ama e nos deixa livres para fazermos o que quisermos. Mas o plano original continua ali, a Vontade divina continua ali, esperando que a aceitemos. 

Aceitá-la, porém, exige que nos submetamos ao querer do Pai. Exige que confiemos Nele, mesmo quando os caminhos parecem obscuros e incertos. Exige que nos entreguemos à Divina Providência. Não é tão fácil, nem tão simples. Mas é a melhor decisão. 

Quando compreendi isso, resolvi mudar minhas metas de início de ano. Por isso, a cada início de ano, estabeleço um único objetivo: fazer a vontade de Deus. Até hoje, essa foi a meta mais difícil de ser alcançada, mas não faço isso sozinha. Eu peço a Sua ajuda. Peço que Ele me guie e me oriente. 

Às vezes, é como caminhar no escuro. Não entendo o motivo de tudo estar acontecendo daquela maneira. Então me lembro que é preciso confiar e que eu me comprometi a agir como Ele quisesse. Por outras vezes, é um caminho claro e certo. Sei perfeitamente o que fazer e como fazer. Vejo que, mesmo na dor ou na dificuldade, é a mão forte do Pai que me leva por Seus caminhos. E caminho com Ele. 

Durante o ano, são inúmeras as dificuldades que se apresentam. Assim como são inúmeras as graças que podem ser aproveitadas, inúmeras as virtudes que podem ser desenvolvidas. Quando nos entregamos completamente à Providência e ao Amor de Deus, Ele provê tudo que precisamos para nossa salvação e para nossa felicidade. Cabe a nós aproveitar tudo que o Pai nos concede. Como nos ensina o papa emérito Bento XVI: "Fé na providência, de fato, não dispensa a fadigosa luta por uma vida digna, mas liberta da ansiedade pelas coisas e do medo do amanhã".

O melhor de tudo é que sempre é tempo de entregar-se à Divina Providência. Sempre é possível colocar-se na presença do Senhor e dizer, a exemplo de Nossa Senhora, faça-se em mim segundo a Tua vontade. E abraçar o plano de Amor de Deus. 

No início do ano, todos buscam a receita para uma vida feliz. Para nossa alegria, Cristo já nos mostrou qual é. Confiar Nele e em Seus desígnios. O resto vem. 

Deus nos ajude a amá-Lo mais e verdadeiramente. 

Grande abraço e feliz 2018! 
Aline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Do sapato que pode ser calçado