Dos heróis que nem conhecemos

Batman, Super-Homem, Mulher Gavião, Mulher Maravilha e até o Ben 10 fizeram parte da minha vida. Afinal, todos nós precisamos de exemplos positivos para moldar a nossa personalidade. Quer coisa melhor que os super heróis? Eles demonstram força, coragem, liderança, bondade... Uma lista enorme de características que buscamos para sermos melhores. Ainda bem que eles existem, senão viveríamos de modo trágico.

É visível a nossa necessidade de bons modelos, principalmente para aqueles que estão iniciando a formação de sua personalidade. Quantos exemplos vemos de pessoas boas? De gestos caridosos e altruístas? De defesa da dignidade humana? De coragem para enfrentar as dificuldades que encontramos pelo caminho? São raros e, infelizmente, pouco divulgados.

Estamos em um momento no qual é difícil acreditar na humanidade, no futuro próspero com o qual sempre sonhamos. São tantas mazelas, tantas tristezas... Nossos corações aparentam ter perdido a confiança em um mundo melhor. Também pudera, só vemos heróis nos filmes e em desenhos animados... Ou será que não?

Quando criança, idolatrava os heróis dos desenhos. A paixão era tanta, que cheguei a almoçar com a televisão ligada para não perder um episódio de "X-Men". Aprendi muitas coisas importantes com eles, mas o tempo foi passando e sentia necessidade de algo mais profundo, algo real. Foi quando conheci alguns heróis dos quais eu nunca tinha ouvido falar.

Tudo começou em um encontro do grupo de jovens no qual eu acabara de ingressar. O pessoal que coordenava as reuniões perguntou sobre quais assuntos nos interessavam e alguém disse "A vida dos santos". Eu não sabia quase nada sobre eles e foi maravilhoso conhecer a história de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho.

Depois, fui estudando mais e descobri que eles não eram os únicos! Conheci Santa Maria Goretti e sua linda história, Santa Joana D'Arc, São Francisco de Assis e Santa Clara, Santo Isidoro, São Cristóvão, Santa Bárbara, São João Paulo II...

Quanto mais eu estudava, mais me encantava. Eles me mostraram e, até hoje, me mostram que é possível ser diferente em um mundo deturpado. Que é possível crer na bondade, na Verdade, na coragem, no altruísmo... Ao olhar para esses heróis, vejo que posso sim perseguir meu sonho de santidade, buscando seguir a vontade de Deus e viver de modo feliz. Quando vejo exemplos de santidade, sei que o mundo não está perdido e que, além dos super heróis dos desenhos, eu tenho exemplos vivos de esperança.

Que o exemplo deles nos leve a perceber a infinita glória do Pai, que nos chama e nos concede as graças necessárias para vivermos de acordo com a vontade Dele.

Um grande abraço,
Aline :D


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado