Dos momentos escuros

Às vezes é difícil, não é? Achamos que estamos no caminho certo, mas as dificuldades surgem e são tantas que nos fazem até duvidar do caminho que estamos seguindo. Sobre isso eu conversei com um padre há alguns dias, e ele me falou coisas maravilhosas.

Estávamos nas últimas horas da Epifania de Jesus, e ele me disse o seguinte:
"Ainda estamos celebrando a visita dos Reis Magos a Jesus, não é? Pois bem, como foi que eles O encontraram? Através de uma estrela, uma luz que guiava os seus caminhos. Como eram homens muito sábios, perceberam que aquele brilho levaria seus passos para algo incrível.

Arrumaram suas coisas e seguiram a estrela por caminhos que não conheciam, porém sabiam que eram certos. Entretanto, quando chegaram a Jerusalém, não conseguiam mais ver a sua guia e ficaram confusos. Por isso, visitaram Herodes e explicaram o motivo de sua vinda.

O rei ficou intrigado e chamou seus sábios, pedindo onde deveria nascer o Rei dos Judeus, e eles disseram que Ele nasceria em Belém. Mas Herodes não ficou satisfeito pois, sendo egoísta e invejoso, não conseguia compreender a maravilha que estava acontecendo. Cheio de maldade em seu coração, orientou os três viajantes a encontrarem o Menino e voltarem para ele, mas não revelou seu desejo mau de impedir que a criança crescesse.

Assim que saíram, os Reis Magos voltaram a ver a estrela e se sentiram confiantes, sabiam para onde ir e qual caminho seguir. Acharam a Sagrada Família e tiveram um profundo, real e verdadeiro encontro com Cristo. Assim, ao acharem o maior motivo de sua viagem, não podiam voltar pelo caminho por que tinham vindo, isso seria voltar à escuridão já tendo encontrado a Luz. Eles encontraram o Menino Deus e voltaram por um caminho novo. Assim é conosco, precisamos sempre buscar a Luz, mesmo que nós não consigamos vê-La.".

Eu refleti muito sobre essa conversa e compreendi que a vida é mesmo assim. Estamos em uma jornada em busca do nosso maior objetivo, tendo sempre uma luz que nos guia. Por vezes, a Luz desaparece e ficamos confusos, mas esses momentos são necessários.

Desse modo, podemos reavaliar nossos passos e ver o quanto já crescemos, o quanto já avançamos. O que não podemos é permanecer no escuro. Precisamos buscar novamente a Luz e seguir o caminho que tínhamos como objetivo primeiro.

Nossa vida é um eterno caminhar e, sendo assim, passaremos por vários momentos escuros. Quando isso acontecer, não iremos nos desesperar. Apenas respirar fundo e lembrar que a Luz existe, só precisamos encontrá-La novamente.

Grande abraço,
Aline!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado