Do deserto necessário

O mundo está um horror, não há dúvidas quanto a isso. Para qualquer lugar que olhemos, a violência, as guerras, a cultura de morte e ideologias terríveis predominam. Ouvimos notícias de barbaridades impublicáveis, mas nos acostumamos e não fazemos nada. Por vezes, até nós cometemos pequenas atrocidades, pequenos desrespeitos. Deixamos de fazer o bem, ferimos o próximo com uma língua ferina e falta de amor. Eis que surge, então, o tempo favorável.

Durante 40 dias, somos convidados a viver um deserto de modo maravilhoso. Somos chamados ao jejum, à caridade e à oração. É tempo de romper com uma realidade tenebrosa e partir para uma vida gloriosa. É a Quaresma que se apresenta e já caminha, nos levando a uma vida aprofundada na fé, encaminhando nossos passos para uma conversão verdadeira.

São dias intensos, de profunda oração. Durante a Quaresma, participamos do deserto e das tentações de Cristo. Fazemos nossas penitências, intensificamos as orações, vivemos a caridade e a doação de modo lindo. Somos tentados e, com a graça de Deus, resistimos. Testemunhamos nossa fé e tudo isso nos leva a perceber a beleza do Reino, a alegria de ser cristão e, principalmente, nos prepara para a maravilha da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Porém, a vida intensa desses quarenta dias não pode ser deixada de lado quando a Quaresma terminar. Precisamos seguir o ritmo, viver assim constantemente. Pode até não parecer, mas nosso testemunho quaresmal ilumina o mundo. Faz com que todos vejam a Verdade e sintam-se tocados por Deus. Muitos não admitem, outros nem compreendem, mas na Quaresma todos presenciam momentos de conversão.

Se não for assim, se o deserto necessário não continuar, continuaremos vivendo da mesma forma, desperdiçando as incontáveis oportunidades que o Pai nos oferece, tanto para sermos melhores quanto para melhorarmos o mundo. As notícias continuarão sendo as mesmas, talvez até piorem. É absolutamente necessário que vivamos o tempo favorável da Quaresma, tanto para que curemos as nossas falhas, quanto para ajudar o mundo a perceber que o caminho certo é só um, e é o caminho da Cruz.

Uma santa Quaresma,
Aline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado