Do empoderamento

Nunca se viu a mulher com tanto destaque quanto se vê hoje. Em qualquer conversa, qualquer aula, a qualquer lugar que se vá, sempre é possível ouvir, ler ou ver algo que fale sobre mulheres. Uma discussão acerca dos direitos do corpo, do direito de ter filhos, de fazer o que quer e toda essa conversa que já estamos cansados de ouvir. Fala-se muito sobre a figura feminina, mas pouco se reflete sobre ela.

O que, na verdade, significa ser mulher? Significa ser portadora de uma dignidade inigualável e da maior e mais incrível responsabilidade que podemos ter, o dom de ser mãe. O privilégio de trazer novas vidas ao mundo e educar novos cidadãos. Ser mulher é trazer a beleza de tudo o que existe dentro de si, é transparecer a graça e a humildade. É auxiliar a construção de um mundo melhor, mais digno e respeitável. Ser mulher é ser como Maria.

Não há, em toda a história da humanidade, exemplo melhor que ela. A mais pura de todas, o exemplo maior de empoderamento que o mundo já viu.

Por mais que digam, ela não foi uma mulher qualquer. Deus a escolheu para trazer ao mundo Seu Filho, Jesus Cristo. Por quê? Porque Maria foi preservada do pecado, designada para ser a mais pura, o exemplo de todas as mulheres.

Com Nossa Senhora, aprendemos a humildade, virtude que anda muito esquecida ultimamente. Aprendemos a pensar nas necessidades dos outros, desviando nosso olhar egoísta para o altruísmo que enobrece. Maria nos ensina, também, a vivermos o silêncio, refletindo sobre nossas palavras e os acontecimentos que nos rodeiam. Nos ensina a viver de modo digno e respeitoso, apesar das dificuldades.

Aprendemos a obediência quando o Anjo anuncia o projeto de Deus para a vida da moça e entendemos a perfeição da família ao contemplá-la junto a São José e o Menino Jesus. É com ela, aos pés da Cruz, que entendemos o que é a esperança e a fortaleza, a coragem de uma mulher que confiava em Deus e sabia que Ele não a abandonaria, nem abandonaria a humanidade.

Maria é o que todas as mulheres deveriam ser. É nosso espelho, nosso diletíssimo exemplo. É ela a Rainha dos Céus e da Terra, Mãe de Deus. Se todas as mulheres fossem como Maria, o mundo seria um lugar melhor.

Esperando que todas sejamos como Maria,
Um abraço.
Aline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado