Dos auxiliares

"Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta", nos ensina Santa Teresa D´Ávila. Sim, só Deus basta. Ele é tudo e mais um pouco, razão do nosso ser e existir. Porém, em alguns momentos, nós não compreendemos isso muito bem. 

Por vezes, a vida fica realmente complicada. A faculdade suga nosso cérebro, ficamos desempregados, nosso namoro vai mal, a família parece que foi atacada por uma nuvem negra de pessimismo e desesperança, nossa vida espiritual não é lá nenhum exemplo positivo e por aí vai. Na nossa miséria, fica difícil entender que, sim, só Deus basta. Sabendo disso, Ele teve uma brilhante ideia. Moldou alguns auxiliares.

Esses auxiliares estão por todos os cantos, é só abrir bem os olhos e deixar-se conquistar. Não são exatamente anjos da guarda, mas exercem algumas de suas funções. Talvez ainda não sejam santos, mas são, com certeza, instrumentos nas mãos de Deus. Pode ser que não tenham os mesmos gostos e interesses que nós, mas permanecem sempre ao nosso lado.

Eles são como faróis quando nossa vida é só escuridão. Nos indicam o caminho, iluminam o que está escurecido e buscam facilitar aquilo que é difícil para nós. Muitas vezes, ajudam sem fazer nada, só por estarem por perto. E, como não poderia deixar de ser, também são aqueles que nos dão um puxão de orelha sempre que necessário, para que retomemos o caminho correto.

Com certeza, não é uma missão fácil, mas Deus sabe em quem confia. Se Ele os escolheu, nós também devemos confiar nesses auxiliares. Só que isso não acontece de uma hora para a outra. É preciso que o Pai cruze os caminhos daqueles que precisam de ajuda e daqueles que ajudarão. Normalmente, Ele faz isso na hora certa, para que, na dificuldade, Seus auxiliares possam se manifestar.

O mais lindo de tudo é que, após certo tempo de convivência, é possível que haja uma troca de papéis. Auxiliar se torna auxiliado e vice-versa. É isso que Deus quer. Um ajuda a carregar a cruz do outro e, no fim, os dois caminham lado a lado para o Céu. 

Ao fim de tudo, quando entendemos de verdade o que está acontecendo, vemos que, sim, "só Deus basta". Afinal, se não fosse Ele, como poderíamos contar com esses que chamamos de amigos? Opa, quis dizer, auxiliares?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado