Dos atrasados do ENEM

Eis que o primeiro final de semana do ENEM passou e mais algumas pessoas tiveram a honra de nos brindar com seus atrasos para a prova. Todo ano é assim, mas dá para tirar umas lições bem preciosas da situação toda. Lições de eternidade. 

Com certeza, alguém vai pensar "Mas essa guri viaja bastante mesmo! De onde já se viu, pensar na Eternidade com atrasos para uma prova?" Bem vindo ao meu pensamento aleatório. O fato principal é que, SIM, dá pra usar o ENEM como ponto de partida para meditação. Não, não só sobre o sistema educacional e blábláblá. Sobre a Vida Eterna. 

Novembro é o mês que nos leva a pensar mais a fundo sobre essas questões que, por medo ou falta de coragem, não pensamos muito. Inicia lembrando de todos os Santos, depois passa para Finados e o resto do mês fica de meditação. A tão temida prova que gera tantos memes só serve para promover a reflexão. 

A Eternidade, o Céu, é a meta que todos desejam alcançar (assim como o ENEM). Nos preocupamos com os desafios para chegar lá e queremos que dê certo. Os portões podem ser o dia do Juízo, quando nos encontraremos diante de Deus para sermos julgados por nossas ações. Nós somos os candidatos, mas quais deles? 

Todos entendemos que existem dois tipos: os que chegam a tempo e os atrasados. É assim com a Eternidade. Existem os que passam tranquilamente e os que ficam barrados nos portões. 

Quando se fala sobre os atrasados, há quem diga "Tiveram o ano inteiro para se organizarem. Dava para chegar na hora.". É uma grande verdade e se aplica ao nosso caso também. 

Nosso objetivo é o Céu, a Vida Eterna, a Glória. E, para alcançar nossa meta, passaremos pela morte. São Josemaría Escrivá nos compara a folhas que caem em tardes de outono. Caem, mas não sabem quando. O mesmo santo, muito sabiamente, explicava que, para os cristãos, a morte é o início da Vida, da alegre Eternidade. Em vez de nos assustar, deve nos impulsionar. Mas impulsionar a quê? 

A não chegarmos atrasados. 

São muitas as passagens bíblicas que nos falam sobre "os atrasados da Eternidade". As virgens imprudentes, os empregados que são encontrados dormindo, os que não aceitam o convite para a festa... E uma das frases que mais me choca é quando o Esposo diz "Em verdade, vos digo: não vos conheço". É nessa hora que os portões se fecham. Chegaram atrasadas. Por falta de prudência, não poderão entrar. O Esposo não as reconhece.

E o que será de nós? Como será no dia do nosso julgamento, quando nos encontrarmos com o justo Juiz? Passaremos pelos portões ou "viraremos meme", chorando, desesperados, diante dos portões?

Temos a nossa vida aqui na Terra, o tempo propício que nos foi dado para a conversão. É agora que devemos agir. Devemos rechear nossa alma com as mais belas virtudes, embelezar nossa existência com o Amor Divino, buscar a constante comunhão com o Sagrado Coração de Jesus. É preciso começar a preparação desde o começo, não apenas nos últimos minutos. 

Assim como no ENEM, pode ser que alguns passem pelos portões nos últimos segundos, quando quase não há esperança. Darão um gás na corrida, se esforçarão e entrarão esbaforidos. Mas entrarão. Por pouco, muito pouco, sendo que poderiam ter evitado tal situação. 

Mas existirão aqueles que, por pouco, muito pouco, perderão a oportunidade. Não entrarão. E não será mais "apenas uma prova" que foi perdida. Será A prova, que não poderá ser refeita no próximo ano. 

Graças a Deus, ainda nos resta tempo. Ainda podemos confiar em Sua bondade, em Sua justiça. Ainda podemos nos preparar. 

Não percamos tempo. Vale mais que nos programemos e soframos um pouco no caminho. É melhor assim, caso contrário, pode ser que aproveitemos muito as distrações do caminho e, na hora de chegar, os portões estejam se fechando. Não queremos fazer parte do elenco dos "Atrasados da Eternidade". 

Como dizia Santa Teresinha do Menino Jesus, "A minha vida é um só instante, uma hora passageira, a minha vida é um só dia que me escapa e me foge. Tu sabes, ó meu Deus! Para amar-Te na terra só tenho o dia de hoje!" Assim é conosco. 

Que saibamos aproveitar o dia de hoje, para que não cheguemos atrasados. 

Deus nos ajude!

Abraço, 
Aline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado