Da mudança brusca

Se existe uma época do ano que tem meu coração é o Natal. Sou completamente apaixonada por tudo aquilo! Mas, se existe uma época da qual meu coração precisa, essa época é a Quaresma. 

Todos os anos passamos por esses quarenta dias e já estamos carecas de saber o seu significado, a sua importância. Porém, a cada nova Quaresma, parece que necessitamos mais e mais do que esse período nos propõe: jejum, penitência e oração. 

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, tempo propício para que nos preparemos para a Páscoa do Senhor. Como faremos isso? Com a conversão do nosso coração. 

Na Quarta-feira de Cinzas, durante a missa, somos marcados pelas cinzas e ouvimos "Convertei-vos e crede no Evangelho" ou  "Lembra-te que és pó e ao pó voltarás." Que tapão na nossa cara! Na verdade, tapão e lembrete. Tapão, pois nos lembra que não, ainda não nos convertemos. E lembrete, porque nos esclarece qual o nosso destino: voltar ao pó do qual viemos. 

De que adianta vivermos imersos em nosso orgulho, rodeados por nossa vaidade? Qual o sentido de buscar o prazer de forma desesperada? Por que acumular riquezas e viver cheio de apegos? Qual o sentido de tudo isso se somos pó e ao pó voltaremos? 

Não podemos esquecer que, apesar de nossa miséria, SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE. Deus nos quer santos, perfeitos, sem mácula alguma. Ser santo deve ser o objetivo de todo ser humano. Qualquer coisa fora disso não importa. 

Agora, um breve exame de consciência: minha vida tem sido assim? Tenho correspondido ao chamado de Deus, a santidade? Meu corpo voltará ao pó, mas eu irei para o Céu? 

Caso suas respostas sejam como as minhas, a Quaresma está aí para ajudar a dar um jeito nisso. Eis o tempo de conversão, eis o tempo de fazer uma mudança brusca para o alto, para o Céu. 

Pratique o jejum, a penitência, a oração. Mortifique o seu corpo, acorde a sua alma, busque o Céu! Sacrifique algumas coisas e ofereça pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, em desagravo pelas ofensas cometidas ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Rompa com as amarras que te ligam ao pecado e te impedem de amar. Acabe com as desculpas que te aproximam do Mal e te afastam do Céu. Deixe de lado o que te afasta da Salvação e anestesia o se coração e a sua alma. 

Você vale o sangue de Deus. Cada gota derramada por Ele, cada segundo de sofrimento, cada momento de escárnio e rejeição. Toda a dor vivida por Cristo no caminho até o Calvário foi por você. Não permita que as ilusões desse mundo anuviem os seus olhos e roubem de ti teu destino. Não deixe que teus passos te afastem do Céu. De maneira radical, busque a santidade e a conversão. Ainda há tempo. 

Deus nos ajude e nos encaminhe à santidade. 

Excelente Quaresma a todos!
Aline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daqueles sonhos que permanecem uma realidade

Dos constantes recomeços

Do sapato que pode ser calçado